quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita de estudo aos Monumentos Megalíticos do concelho de Alijó

Dia 18 de Maio, os alunos da escola EB1 de Favaios do 3º e 4º ano e os alunos da escola da Granja foram visitar alguns dos monumentos megalíticos do concelho.
Resolvemos fazer esta visita porque fizemos um trabalho com o apoio do professor Pinto da Rocha que se chama “Os primeiros povos que habitaram a Península Ibérica” e achámos que era interessante conhecer alguns vestígios dessa época, existentes no nosso concelho.
Pedimos ao Dr. Tiago, arqueólogo da Câmara, que nos acompanhasse para podermos aprender mais sobre esses vestígios.
O primeiro sítio que fomos visitar foi a Anta da Fonte Coberta na Chã. Apesar de já termos aprendido na sala de aula para que serviam estes monumentos foi muito interessante vermos um ao vivo. Além disso, ficámos a saber mais sobre a época em que foram construídos e sobre o modo como foram feitos. Aprendemos o significado de ‘’megalíticos’’: “grandes pedras”.
Depois fomos para o Castro de S. Marco no Pópulo, também chamado Castro da Touca Rota ou Castro do Pópulo. Percorremos o castro todo, subimos às pedras, ouvimos as explicações do Dr. Tiago, foi uma aventura. Por fim fomos ao Castro do Vilarelho, que fica em Favaios, e também subimos às muralhas. Depois fomos para a escola a pé.
Gostámos de tudo. Com esta visita ficámos a conhecer melhor as origens da nossa terra e do nosso concelho e compreendemos melhor o que aprendemos na sala de aula.

Alunos do 4º ano da Escola EB1 de Favaios


2 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma visita muito interessante.
Professora

Anónimo disse...

Eu gostei muito deste dia.
Mariana faustino