terça-feira, 16 de junho de 2020

Abracadabra! Lata de atum...



Esta história nasceu a partir de um projeto de reciclagem de DVDs, na disciplina de Artes Visuais. Cada aluno da turma criou o seu boneco de neve, com diversos materiais, para decorar o painel de inverno da sala de aula.

Depois, na aula de oficina de escrita de Português, cada um fez a  apresentação do seu boneco de neve à turma ( nome, gostos, naturalidade…).  Nas aulas seguintes, cada aluno escreveu uma história em que as personagens eram os bonecos de neve. Todos leram a sua história à turma. 
Mais tarde, resolvemos fazer uma história única. Foi um trabalho demorado pois quisemos integrar partes da história de cada aluno, numa sequência lógica.

Entretanto, apresentámos a ideia de construir a história no Scratch  à professora de Programação e Robótica que aderiu desde logo ao projeto. Nessas aulas, os alunos começaram a fazer os atores ( cada um tentou reproduzir o seu boneco de neve) e os cenários, em grupos de dois.

Na oficina de escrita, continuamos a melhorar a história.

Tivemos que pesquisar sobre o aquecimento global, nas aulas de Estudo do Meio, já que esse era um tema focado em várias histórias individuais e também foi o assunto principal da história coletiva.

Por fim, gravamos as vozes e saiu a história final que fala sobre o problema que os bonecos de neve da Nevolândia enfrentaram quando começaram a derreter e como o resolveram.
Claro que a história original era muito maior mas teve de ser cortada para obedecer ao tempo exigido no concurso Conta-nos uma história!


Este projeto foi realizado durante o 2.º período, entre janeiro e início de março e envolveu várias disciplinas, promoveu o trabalho em equipa e sensibilizou os alunos para um problema atual, o do aquecimento global.



1 comentário:

João disse...

Muito interessante esta estória. Gostei muito das animações também. Continuem o bom trabalho! 😊